Clareamento Dental

Clareamento Dental

O clareamento dental é um procedimento pouco invasivo que visa clarear a cor dos dentes. O gel clareador possui uma substância chamada peróxido de hidrogênio, essa substância é capaz de oxidar os cromóforos dentro do dente. O cromóforo é a parte da molécula principal responsável  por sua cor; assim quando são oxidados os dentes ficam com a cor mais clara.

Existem dois tipos de clareamento dental, o caseiro e o de consultório, e cada tem uma indicação. O clareamento de consultório é indicado para quem quer que os efeitos sejam mais rápidos, como por exemplo alguém que vai casar em uma semana e gostaria dos dentes mais claros, no entanto por usar um gel com uma concentração maior de peróxido de hidrogênio ele pode causar mais sensibilidade. Já o clareamento caseiro em geral é o mais indicado, por ser feito em um período de tempo maior e ter uma concentração menor de peróxido de hidrogênio ele tende a causar uma menor sensibilidade dentária. Independente do tipo escolhido o resultado será o mesmo, cada dente tem o seu “máximo de brancura”, assim fazendo uma analogia à um bronzeado, uma pessoa naturalmente mais morena vai ficar mais morena tomando sol e uma pessoa com a pele mais clara não vai conseguir atingir a mesma cor, da mesma forma existem dentes que são naturalmente mais claros e aqueles que são mais escuros, em ambos os casos o clareamento vai deixar esses dentes mais claros, mas um vai ficar mais claro que o outro.

 A sensibilidade ocorre porque para que o peróxido de hidrogênio entre dentro do dente para poder agir e para que a parte da molécula que dá cor ao dente consiga sair ele precisa “abrir” pequeninos túbulos que temos na estrutura dental, e quando abertos esses túbulos causam sensibilidade. Para diminuí-la existem pastas anti sensibilidade bem eficazes, que são capazes em certa medida de tornar o nervo “menos sensível”.

Vale ressaltar que não existe "clareamento a laser", a luz do laser não afeta em nada o processo de clareamento. 

Deixe um comentário