O Chocolate e as Espinhas

O Chocolate e as Espinhas

O Chocolate pode dar Espinhas?

O consumo excessivo de chocolate pode agravar as espinhas porque o chocolate é rico em açúcar e leite, dois alimentos que favorecem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, levando ao aumento da oleosidade da pele e ao aparecimento da acne. Porém, vários fatores podem favorecer o surgimento de espinhas, como predisposição genética, falta de limpeza adequada da pele e alimentação desregrada. 

O que causa espinhas é a gordura e o açúcar. Como o chocolate é rico nesses ingredientes, consumi-lo em excesso pode desencadear sim o problema. O tipo de chocolate consumido também influencia nesse processo, os brancos por exemplo, tem maior teor de gordura e açúcar. Por isso, tendem a agravar o quadro. Ja o tipo meio amargo ou 70%, por sua vez, possui menos açúcar e manteiga de cacau, por isso são menos prejudiciais. Mas tudo depende da quantidade ingerida. Comer chocolate sem exageros, independentemente do tipo, pode até trazer benefícios à saúde, pois promove a sensação de bem-estar por liberar um hormônio chamado serotonina, que está diretamente relacionado ao prazer e bom humor.

A piora das espinhas devido à alimentação é mais frequente na adolescência e início da juventude, especialmente porque as alterações hormonais dessa fase da vida também estimulam a oleosidade da pele, especialmente no período pré-menstrual para as mulheres.

Além do chocolate, outros alimentos também aumentam as espinhas, como:

- Massas: pães, bolachas, bolos e pizzas, pois são ricos em farinha de trigo refinada, que causa inflamação no organismo e especialmente na pele.

- Doces e sobremesas em geral, além de todos os alimentos ricos em açúcar, pois o doce também causa inflamação e estimula a produção de oleosidade, gerando a acne;

- Frituras e alimentos ricos em gorduras trans, como biscoitos, massas prontas para bolo, tempero em cubos, salsicha, presunto e linguiça, pois são fontes de gorduras que inflamam o organismo;

- Leite e derivados, pois algumas pessoas são mais sensíveis ao leite e acabam tendo mais acne com o seu consumo;

- Fast food, pois contém todos os ingredientes inflamatórios: farinha, açúcar e gordura trans.

Além disso, também é necessário evitar os alimentos que causam alergia ou sensibilidade em cada pessoa, como camarão, amendoim ou leite. Quando se tem alergia alimentar e se consome os alimentos alergênicos, mesmo que em poucas quantidades, a inflamação aumenta e pode causar mais espinhas. 

Também temos alimentos que ajudam a reduzir as espinhas, que são principalmente cereais integrais e alimentos ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha, pois ajudam a regular o açúcar no sangue e a diminuir a inflamação da pele, que provoca as espinhas. Alimentos ricos em zinco como a castanha-do-pará também, porque ajudam a diminuir a oleosidade na pele e ajudam na cicatrização, evitando as manchas deixadas pelas espinhas.

Além de enriquecer a alimentação com esses alimentos é fundamental beber de 2 a 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.

Como combater as espinhas?

O que se pode fazer para combater as espinhas nessa fase é evitar estes alimentos e lavar o rosto diariamente com produtos adequados para seu tipo de pele,  realizar uma limpeza de pele profissional a cada 3 meses no máximo e nos casos mais graves, procurar por um dermatologista, pois em alguns casos o uso de medicamentos, como o Roacutan, pode ser indicado.

Deixe um comentário