Cresce o número de homens em busca de tratamentos de beleza

Cresce o número de homens em busca de tratamentos de beleza

RIO - O Brasil ocupou, em 2016, a segunda colocação no consumo mundial de produtos específicos para o público masculino, com uma movimentação de R$ 19,6 bilhões. Os números são da consultoria Euromonitor. Para melhor entender o mercado, o Instituto Qualibest ouviu 425 homens entre 13 e 45 anos pertencentes às classes A, B e C e moradores de todas as regiões do Brasil, e apontou que 45% dos entrevistados se consideram supervaidosos e 54% frequentam regularmente salões e barbearia.

Localizado no 4º andar do Sheraton Grand Rio, no Leblon, o Shine SPA há três anos conta com uma seção inteiramente dedicada aos homens. Ela inclui tratamentos e massagens (lifting e relaxante) por valores que variam de R$ 65 a R$ 360. A gerente Luiza Hinds conta que o público masculino é bem mais exigente que o feminino, e hoje representa 50% dos clientes.

— Tivemos que adaptar o tempo de atendimento para os homens. Atualmente temos sessões de 90 minutos — comenta Luiza.

Segundo a gerente, o tratamento mais procurado pelos homens é o pacote Shine Willness for Men, que contempla sauna, esfoliação, massagem relaxante e tratamento facial (R$ 360).

BARBA, CABELO E...SOBRANCELHA

A designer de sobrancelhas Juliana Rodrigues afirma que cada vez mais homens frequentam salões de beleza para cuidar dessa parte do rosto.

— Eles pedem para limpar os excessos e aparar os pelos maiores que bagunçam a sobrancelha — diz a esteticista.

Juliana, que atende na Confraria da Barba, em Copacabana, conta que cerca de sete clientes vão ao salão todos os dias com esse objetivo. Ela garante que os homens ficam muito mais bonitos e satisfeitos com as sobrancelhas aparadas. Tanto que levou o tratamento para casa e convenceu o marido a também aderir à onda. E ele topou.

— Digo que eu quero que ele fique mais bonito para mim. Aí, ele acaba concordando e faz para me agradar — conta Juliana, aos risos.

A moda não é recente. Nos anos 1990, a técnica ganhou destaque na imprensa de todo o mundo quando o astro do futebol inglês David Beckham apareceu com pequenos traços feitos com a ajuda de uma lâmina perto do fim da sobrancelha. Na mesma época, o cantor americano Vanilla Ice adotou visual igual.

Proprietário da Confraria da Barba, Rodrigo Lago conta que a maior procura no salão ainda é pelo serviço de barba. Mas a casa também oferece depilação, corte e tingimento dos cabelos, limpeza de pele, manicure e pedicure, todos com uma boa procura por parte dos clientes, de acordo com Lago.

— Nós percebemos que os homens estão mais cuidadosos. Temos clientes que vêm semanalmente para fazer a manutenção da barba. Outros nos procuram para retirá-la por completo porque gostam de todo o processo, da toalha quente no rosto, do pincel com espuma para barbear e da navalha bem afiada que faz um barbear perfeito — afirma o empresário.

Segundo Lago, o método à moda antiga, além de conferir certo status, proporciona uma maior sensação de bem-estar.

— Eles buscam relaxar durante o processo. Alguns até dormem — diz ele.

Segundo pesquisa realizada em 2016 pela consultoria Mintel Group, produtos com embalagens retrô chamam mais atenção dos homens do que os demais itens nas prateleiras dos supermercados.

Tatiana Almeida é gerente do Werner Maison, em Ipanema. Ela afirma que a presença de homens no salão sempre foi alta desde sua inauguração há 20 anos e que os serviços mais procurados são nutrição capilar, cauterização a frio e pintura.

— Os homens não pintam o cabelo como as mulheres. Elem buscam apenas camuflar os fios brancos. Não é que elimine todos os cabelos brancos, mas disfarçará, dando um ar mais natural — explica Tatiana.

O estabelecimento também oferece serviço de barba, limpeza de pele e depilação masculina e de sobrancelhas.

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