Você sabe o que é endocardite bacteriana

Você sabe o que é endocardite bacteriana

A endocardite consiste em um  quadro de inflamação do tecido do cardíaco. Ela é causada por bactérias como, por exemplo, algumas espécies que podem estar presentes na boca. Essas bactérias podem cair na corrente sanguínea o que, por si só, não causaria nenhum problema na maioria dos casos, uma vez que o sistema imunológico consegue eliminá-las rapidamente. No entanto, se o paciente tem alguma deficiência no seu sistema de defesa essas bactérias podem atingir o tecido do coração e dar origem à endocardite. 

Esse agente infeccioso pode entrar na corrente sanguínea através da própria mastigação e escovação: quando a gengiva se encontra inflamada pode haver sangramento durante essas atividades ou até sangramento espontâneo em casos mais graves. Nessas situações podem-se criar "portas de entrada" para as bactérias. Daí a importância de manter a saúde oral sempre em dia. 

Outra forma de ocorrer esse contato da bactéria com a corrente sanguínea é através de um procedimento odontológico: como extração de dentes, cirurgia periodontal, raspagem subgengival ,tratamento de canal. É importante o dentista sempre estar ciente do quadro clínico dos seus pacientes. Um paciente com baixa imunidade, por exemplo, pode precisar de cobertura antibiótica para realizar certos procedimentos que possam envolver sangramento. 

 Os pacientes de maior risco são aqueles que já tiveram ou têm doenças como: doença cardíaca congênita ou adquirida, portadores de prótese de válvulas cardíacas ou de material protético para reparo de válvulas, transplantados cardíacos ou quem já teve endocardite infecciosa antes. 

 Deve-se ressaltar que o número de pacientes que desenvolve endocardite é muito pequeno e quase sempre associado a uma pré-disposição. A melhor forma de evitar essa doença é mantendo a boca saudável e visitando seu dentista regularmente. 

Deixe um comentário